NIAMI: Infusão de nitroprusiato prévio à angioplastia primária

O fenômeno de injuria de reperfusão é responsável por 50% do tamanho final do infarto. Vários agentes farmacológicos e não farmacológicos administrados antes ou durante o período de isquemia puderam reduzir significativamente o tamanho do infarto em estudos experimentais mas os resultados em humanos foram inconsistentes.

Este trabalho testou a hipótese de que a infusão de nitroprusiato endovenoso imediatamente antes da apertura da artéria relacionada ao infarto poderia reduzir a injuria de reperfusão.

Foram incluídos pacientes dentro das 12 horas do inicio dos sintomas com um fluxo TIMI 0-1 na artéria responsável. O critério de avaliação primário foi o tamanho do infarto medido com ressonância magnética.

Foram randomizados 280 pacientes (146 nitroprusiato e 134 placebo) sem poder demonstrar diferenças significativas entre ambos grupos tanto em uma semana como em 6 meses.

Conclusão:

A infusão endovenosa de nitroprusiato de sódio 5 minutos antes da angioplastia primária não reduziu o tamanho do infarto.

Descargar (PDF, Unknown)

Nishat Siddiqi
2013-11-17

Título original: Nitrites in Acute Myocardial Infarction.

*

Top