STREAM Trial: Estratégia fármaco invasiva vs angioplastia primária

O estudo STREAM (Strategic Reperfusion Early After Myocardial Infarction) que incluiu 1891 pacientes deu suporte à estratégia de infusão de fibrinolíticos na ambulância em pacientes atendidos dentro das primeiras 3 horas do infarto e que não podem receber angioplastia primária dentro da hora vs angioplastia primária.

O desfecho primário foi um combinado de morte de qualquer causa, choque cardiogênico, insuficiência cardíaca e ré infarto nos primeiros 30 dias.

No ACC 2013 foram apresentados os resultados a 30 dias demonstrando eventos similares entre os grupos com um maior risco de sangramento intracranial para os trombolíticos mas com uma redução não significativa de 1.5% na incidência de choque cardiogênico e insuficiência cardíaca. Ao ano a mortalidade por qualquer causa foi de 6.7% no grupo fármaco invasiva e de 5.9% no grupo angioplastia primaria (p=0.52).

Conclusão:

A mortalidade por todas as causas e de causa cardíaca foi semelhante independentemente da estratégia utilizada, indicando que a estratégia fármaco invasiva pode oferecer uma alternativa de ré perfusão a um importante número de pacientes.

Discussão

Descargar (PDF, Unknown)

Peter Sinnaeve
2013-11-19

Título original: One Year Mortality in STEMI Patients Randomized to Primary PCI or a Pharmaco-invasive Strategy. The Stream 1 Year Follow-up

*

Top