EU-PACT: Dose de Warfarina guiada pelo genótipo

O nível de anticoagulação em resposta a uma dose fixa de warfarina é difícil de antecipar durante o início da terapia. O polimorfismo dos genes CYP2C9 (participa no metabolismo da warfarina) e do VKORC1 (participa no ciclo da vitamina K) junto com a idade e a superfície corporal são responsáveis de cerca de 50% da variabilidade individual na dose.

Este estudo foi desenhado para testar a hipótese de uma prescrição de warfarina guiada por marcadores genéticos poderia adicionar benefícios terapêuticos. Foi um estudo multicêntrico e controlado que incluiu 455 pacientes com fibrilação auricular ou tromboembolismo venoso que foram randomizados à prescrição de warfarina de acordo ao genótipo (n=227) vs dose padrão (n=228). 

O desfecho primário foi o tempo percentual dentro de 3 meses que os pacientes estiveram dentro de um rango adequado de RIN (entre 2 e 3). O percentual de tempo dentro do rango adequado foi de 67.4% para o grupo ajustado por genótipo vs 60.3% para o grupo padrão (p<0.001).

Conclusão:

A administração de warfarina baseada na farmacogenética esteve associada com um maior percentual de tempo dentro do rango adequado de anticoagulação.

Artigo

Descargar (PDF, Unknown)

Munir Pirmohamed
2013-11-19

Título original: EU-PACT: A Randomized Trial Comparing Genotype-Guided Dosing of Warfarin to Standard Dosing: The EU Pharmacogenetics of Anticoagulant Therapy Warfarin Study

*

Top