SYMPLICITY HTN-3: Resultados negativos da denervação renal em pacientes com hipertensão arterial resistente.

Estudos prévios haviam mostrado que a denervação  renal reduzia de forma sustentada e significativa a 3 anos a pressão arterial em pacientes hipertensos resistentes.

O objetivo de este trabalho foi avaliar esta terapêutica em um número maior de pacientes com o grupo controle recebendo um procedimento “sham” (angiografia renal com sedação  consciente). Os pacientes e a equipe responsável pela medição da pressão arterial e os dados clínicos permaneceram cegos em relação  ao grupo de tratamento pelos 6 meses do estudo.

Foi um estudo prospectivo, multicêntrico (88 centros dos Estados Unidos), randomizado 2:1, cego e controlado sobre a segurança e eficácia da denervação  renal com o cateter de radiofrequência Symplicity em pacientes com hipertensão arterial resistente. 

O objetivo primário de eficácia foi a diminuição  da pressão arterial sistólica de consultório a 6 meses e o objetivo primário de segurança foi morte, insuficiência renal, eventos embólicos, complicações renovasculares, crises hipertensivas ou estenose da artéria renal >70% aos 6 meses. O objetivo secundário foi a alteração  da pressão sistólica medida por um monitoramento ambulatório de 24 h aos 6 meses.

Foram randomizados em total 535 pacientes, observando-se uma variação  da pressão arterial a 6 meses de -14,13 +/- 23,93 mmHg no grupo denervação  y de -11,74 +/- 25,94 mmHg no grupo controle o que faz uma diferença de 2.39 mmHg (p=0.26 para superioridade da denervação  com uma margem de 5 mmHg).  O monitoramento ambulatório da pressão arterial de 24 h também não mostrou diferenças significativas do mesmo modo que os desfechos de segurança.

Conclusão

A denervação  renal é um procedimento seguro embora não tenha sido capaz de reduzir a pressão arterial em forma significativa aos 6 meses em pacientes com hipertensão arterial resistente.

Comentário editorial

O SYMPLICITY HTN-3 é o maior e mais rigoroso estudo sobre denervação  renal  até o momento.  O curto período de seguimento (solo 6 meses) e a curva de aprendizado dos operadores são limitações do estudo e poderiam ter influenciado os  resultados.

A falta de confirmação  biológica de que a denervação  foi efetiva (de fato não existe um método validado para realizá-lo) é um problema já que o procedimento é finalizado sem poder saber se a quantidade e a qualidade das aplicações foi suficiente.

É importante também que no grupo controle se observou uma una redução  significativa da pressão arterial com respeito à basal que pode ser explicada tanto por um melhor manejo da medicação  como ao efeito placebo do procedimento mascarado. Somado ao anterior, a redução  da pressão no grupo denervação  esteve abaixo do reportado nos  estudos iniciais onde tinham sido observadas reduções de mais de 30 mmHg.

Editorial

Descargar (PDF, Unknown)

Deepak L. Bhatt
2014-03-29

Título original: Renal Denervation in Patients with Uncontrolled Hypertension (SYMPLICITY HTN-3). Apresentador: Deepak L Bhatt, MD, MPH.

 

*

Top