POISE-2: A aspirina prévia a uma cirurgia não cardíaca não diminui o risco de morte ou infarto e aumenta o sangramento.

Existe grande variabilidade na administração perioperatória de aspirina (AAS) em pacientes submetidos a cirurgia não cardíaca, tanto aqueles que já a vinham recebendo como os que não.

Este trabalho incluiu 10010 pacientes que tinham planejado realizar uma cirurgia não cardíaca, os quais foram randomizados a aspirina vs placebo e clonidina vs placebo. Foi realizada uma estratificação conforme vinham recebendo aspirina previamente ou não. 

O desfecho primário foi um combinado de morte ou infarto não fatal que ocorreu em 7% do grupo aspirina e em 7.1% do grupo placebo (p=0.92). O sangramento foi mais comum no grupo AAS (4.6% vs 3.8%, p=0.04).

Conclusão

La administração de aspirina antes de uma cirurgia não cardíaca e no período pós operatório imediato não teve efeito significativo sobre o desfecho primário combinado de morte e infarto e sim produziu um aumento significativo do sangramento.

Article

Descargar (PDF, Unknown)

P.J. Devereaux
2014-03-31

Título original: The Impact of Acetyl-Salicylic Acid on Major Arterial and Venous Complications in Patients Undergoing Noncardiac Surgery.

*

Top