TCT 2021 | OPTIMUM: Pacientes com anatomia complexa e não elegíveis para cirurgia: aceitamos o caso?

Em pacientes com anatomia coronariana complexa e não elegíveis para cirurgia o risco de morte a curto prazo com angioplastia é consideravelmente mais baixo que o estimado para a cirurgia. Esses resultados surgem do registro OPTIMUM, apresentado durante as sessões científicas do congresso TCT. 

TCT 2021 | OPTIMUM: Anatomía compleja y no elegibles para cirugía ¿aceptamos el caso?

Os bons resultados a corto prazo mostram a importância de tentar a revascularização mediante angioplastia nesses pacientes complexos. 

A informação contemporânea do OPTMUM é muito útil, já que os pacientes que aqui recebem o foco foram sistematicamente excluídos dos estudos randomizados realizados nos últimos tempos. 

O registro OPTIMUM incluiu 750 pacientes com doença de múltiplos vasos ou do tronco da coronária esquerda rejeitados para cirurgia e que, portanto, foram tratados com angioplastia. 

Trata-se de uma população de risco, com 57% de diabetes, 48,2% de infarto prévio, 32,8% com revascularização prévia e 16,4% de pacientes que já tinham sido submetidos a cirurgia. 

Além disso, mais de um terço tinha doença renal crônica e 25% estava em classe funcional III/IV. 

As oclusões totais foram muito comuns, chegando a quase 60% dos casos. 

O Syntax score médio foi de 32,4 mas quase a metade teve um escore > a 33 (45,3%).


Leia também: TCT 2021 | iFR-SWEDEHEART 5 anos para confiar na equivalência entre FFR e iFR.


Em 30 dias a mortalidade foi de 5,6%, muito similar aos 5,3% prenunciados pelo STS e aos 5,7 prognosticados pelo EuroSCORE. 

Entre os que sobreviveram para além dos 6 meses, observou-se uma significativa melhora na qualidade de vida e na frequência de angina. 

Título original: Outcomes of percutaneous revascularization for the management of surgically ineligible patients with multivessel or left main coronary artery disease: primary results from the OPTIMUM registry.

Referência: Kandzari DE et al. Presentado en el congreso TCT 2021.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top