TCT 2021 | SWISS-APERO: diferença na regurgitação entre Amulet e Watchman

O dispositivo Amplatzer Amulet (Abbott) consegue uma melhor selagem do apêndice atrial esquerdo que os dispositivos Watchman 2.5 e Watchman FLX (Boston Scientific) em pacientes com fibrilação atrial e risco de AVC. Este achado nas imagens ainda não pôde se associar com eventos clínicos. 

TCT 2021 | SWISS-APERO: diferencia en los leaks entre Amulet y Watchman

Este trabalho, denominado SWISS-APERO, foi apresentado no TCT 2021 e simultaneamente publicado no Circulation. Fica evidenciado que embora não haja diferenças em termos de perviedade do apêndice atrial esquerdo por tomografia, detectou-se menos regurgitação por ecocardiograma transesofágico com o dispositivo Amulet

Os especialistas concordam com o fato de ser melhor não ter regurgitação (o objetivo do procedimento), mas essa diferença entre os dois dispositivos ainda se trata apenas de um achado. 

No estudo AMULET IDE foram randomizados 1.878 pacientes com fibrilação atrial e alto risco de AVC ou embolia sistêmica a oclusão do apêndice atrial esquerdo utilizando os dispositivos Amplatzer Amulet ou o Watchaman 2.5.

Os resultados do AMULET IDE deram ao dispositivo da Abbott a aprovação da FDA.

Para o estudo SWISS-APERO foi reportada a taxa de oclusão com base no seguimento de um ano com ecocardiograma transesofágico. Entre os 45 dias e um ano observou-se uma certa flutuação das regurgitações, com melhora de alguns casos e piora de outros. 

Apesar da flutuação, o dispositivo AMULET foi superior em termos de porcentagem de pacientes com regurgitação moderada (> 3 mm) em 45 dias (11% vs. 26% para Watchman) e dita diferença se manteve em um ano (9% vs. 22%; p < 0,001).


Leia também: Fibrilação atrial e demência: que anticoagulante apresenta menos risco?


O impacto clínico da regurgitação será eventualmente observado a longo prazo, motivo pelo qual está planejado um seguimento de 5 anos. 

Descargar (PDF, Unknown)

Título original: Amulet or Watchman device for percutaneous left atrial appendage closure: primary results of the SWISS-APERO randomized clinical trial.

Referência: Roberto Galea et al. Circulation. 2021 Nov 6. Online ahead of print. doi: 10.1161/CIRCULATIONAHA.121.057859. 


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top