COBRA: técnica de culotte vs stent dedicado auto expansível para tratar bifurcações

Este trabalho comparou a segurança e eficácia da técnica de culotte vs a utilização do stent auto expansível eluidor de Biolimus A9 (AXXESS) avaliando a cicatrização do vaso por OCT além de angiografia quantitativa e eventos clínicos.

Em um grupo (n=20) foi utilizado o sistema de stent bifurcado AXXESS mais stents eluidores de everolimus no ramo principal distal e no ramo lateral e no outro grupo (outros 20 pacientes) foi utilizada a técnica de culotte com stents eluidores de everolimus. Finalizou-se com kissing balão utilizando balões não complacentes em todos os casos. Aos 9 meses foram controlados com angiografía quantitativa e OCT.

Não foram observadas diferenças significativas na cobertura intimal dos struts avaliados por OCT a 9 meses. Observou-se, sim, no grupo culotte um retraso na cobertura intimal no segmento proximal do vaso principal relacionado ao overlap dos stents.

No grupo AXXESS o lúmen do vaso principal proximal resultou significativamente maior provavelmente relacionado ao dimensionado mais anatómico pela conicidade do dispositivo auto epansível.

Christophe Dubois
2014-05-20

Título: Complex coronary bifurcation lesions – Randomised comparison of a strategy using a dedicated self-expanding biolimus A9-eluting stent versus a culotte strategy using everolimus-eluting stents: primary results of the multicenter COBRA trial

*

Top