ACC 2022 | Estudo PROMPT-HF

Os pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção (Fej) diminuída estão subtratados quando se analisa o tratamento médico dirigido. 

ACC 2022

O objetivo deste estudo foi avaliar se, através de um registro eletrônico, é possível avaliar um alerta para os médicos tratantes e assim otimizar o tratamento médico.  

Foram utilizados 100 trabalhos da saúde (médicos/as, enfermeiros/as, etc.) que foram randomizados a receber um alerta e a outra metade aos cuidados habituais. 

O desfecho primário (DP) foi o aumento do número de indicações prescritas no período de 30 dias. 

Foram incluídos 1310 pacientes ambulatoriais. A idade média foi de 72 anos e 31% da população estava composta por mulheres. A fração de ejeção média era de 32%. O DP ocorreu em 26% do grupo alerta vs. 19% do grupo que não recebia alerta, incrementando mais de 40% a otimização do tratamento médico dirigido no grupo alerta (p = 0,03).

Conclusão

Os pacientes que se encontravam sob o sistema de alerta no registro eletrônico de saúde incrementaram a taxa de prescrições para otimizar o tratamento médico dirigido. 

Dr. Andrés Rodríguez

Dr. Andrés Rodríguez.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org .

Referência: Van Spall HGC, Fonarow G, Mamas MA. Under-utilization of guideline-directed medical therapy in heart failure: can digital health technologies PROMPT change? J Am Coll Cardiol. 2022;Epub ahead of print.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top