ACC 2022 | Estudo APOLLO

A lipoproteína a (Lp a) é um importante fator de risco para a doença cardiovascular aterotrombótica e para a estenose aórtica, mas na atualidade não há tratamentos aprovados. 

ACC 2022 | Estudio APOLLO

O objetivo deste estudo randomizado em fase 1 foi avaliar os eventos adversos e a tolerância de siRNA (small interfering RNA) para reduzir a produção hepática de Lp e avaliar a concentração plasmática em diferentes doses. 

Foram incluídos 32 participantes com valores séricos de Lp a > ou igual a 150 nmol/l e sem doença cardiovascular. A idade média foi de 50 anos e 53% dos pacientes eram mulheres. Os participantes foram randomizados a receber placebo e dose subcutânea de SLN360 de 30 mg, 60 mg, 100 mg, 300 mg e 600 mg. 

Segurança e tolerância foram o desfecho primário (DP) e as mudanças na concentração plasmática de Lp em um seguimento de 150 dias, o desfecho secundário (DS). 

Não houve efeitos adversos graves (os mais frequentes foram a cefaleia, dor no local da aplicação e elevação de enzimas hepáticas). Com relação ao DS, observou-se uma diminuição de Lp a de 70% e 80% após a administração de doses de 300 mg e 600 mg de SLN360, respectivamente. Este efeito foi observado durante os 150 de seguimento

Leia também: ACC 2022 – Estudio Complete Trial QoL: Revascularización completa en el SCACEST.

Finalmente, também ficou evidenciada uma diminuição de 20-30% de colesterol LDL e apo B.

Conclusão

Neste estudo de fase 1 com 32 participantes com elevado Lp a e sem doença cardiovascular, o siRNA SLN360 foi bem tolerado e observou-se uma redução dos níveis plasmáticos de Lp a dependente da dose. São necessários estudos para avaliar a segurança e eficácia. 

Dr. Andrés Rodríguez

Dr. Andrés Rodríguez.
Membro do conselho editorial da SOLACI.org .

Referência: Nissen SE, Wolski K, Balog C, et al. Single ascending dose study of a short interfering RNA targeting lipoprotein(a) production in individuals with elevated plasma lipoprotein(a) levels. JAMA. 2022. Epub ahead of print.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top