ACC 2022 | Estudo IVVE

Este estudo randomizado apresentava como objetivo avaliar a vacinação para a gripe vs. placebo em pacientes com insuficiência cardíaca. 

ACC 2022

Foram incluídos 5129 pacientes com insuficiência cardíaca que foram randomizados a receber anualmente durante 3 anos a vacina da gripe vs. placebo. 

Com relação ao desfecho primário (DP), que incluiu morte cardiovascular IAM não fatal e AVC, não houve diferenças significativas entre os dois grupos. No entanto, a taxa de pneumonia e hospitalizações foi significativamente menor no grupo que recebeu a vacina da gripe. 

Quando a análise se enfocava no pico de gripe estacional, o grupo vacinado apresentou uma diminuição do DP (7,7% vs. 9,4%; HR 0,82; 95% CI 0,68-0,99).

Conclusão

A vacinação anual contra a gripe em pacientes com insuficiência cardíaca diminui o risco de pneumonia e de hospitalizações nos 3 anos de seguimento, mas não reduz os eventos cardiovasculares maiores em comparação com o placebo. 

Dr. Andrés Rodríguez

Dr. Andrés Rodríguez.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org .

Referencia: Loeb M. A randomized controlled trial of influenza vaccine to prevent adverse vascular events (IVVE). Presented at: ACC 2022. April 3, 2022. Washington, DC.


Subscribe to our weekly newsletter

Get the latest scientific articles on interventional cardiology

*

Top