ACC 2022 | estudo PACMAN AMI

As placas coronarianas que causam IAM frequentemente são de grande volume, alto conteúdo lipídico e uma fina camada fibrosa. O tratamento com estatinas diminui a progressão da aterosclerose mas o impacto do uso de inibidores de PCSK 9 (aloricumab) após a síndrome coronariana aguda não é bem recebido. 

ACC 2022 | estudio PACMAN AMI

O objetivo deste estudo foi determinar o efeito do aloricumab utilizando imagens intracoronarianas (IVUS, OCT, espectroscopia infravermelha NIRS) em pacientes com IAM. 

Foram incluídos 300 pacientes. A idade média foi de 58 anos e 18% da população incluída estava composta por mulheres. A forma de apresentação foi IAMCEST (53%) e IAMSEST (47%) que foram a ATC do vaso culpado e além disso apresentavam lesões não obstrutivas nas artérias (estenose de 20 a 50%).

Os pacientes foram randomizados dentro das 24 horas da ATC a receber aloricumab 150 mg a cada 2 semanas mais rosuvastatina 20 mg vs. placebo mediante IVUS. O desfecho primário (DP) foram as mudanças no volume de placa medidas por IVUS. O desfecho secundário (DS) foram avaliar as mudanças no core lipídico medido por NIRS e mudanças na espessura da camada fibrosa medidos por OCT. 

No que se refere ao DP observou-se uma redução do volume de placa significativa a favor do grupo aloricumab (p < 0,001). Também houve diferenças significativas ao avaliar o DS no grupo intervenção. 

Leia também: ACC 2022 | Estudo PROMPT-HF.

Em um ano os valores de LDL diminuíram 50% no grupo placebo vs. 84% no grupo aloricumab. Com relação à segurança, a única reação adversa significativamente maior no grupo intervenção foi a reação alérgica. 

Conclusão

Entre os pacientes com IAM, a adição subcutânea duas vezes por semana de aloricumab em comparação com placebo resultou em uma regressão da placa coronariana depois das 52 semanas do evento. 

Dr. Andrés Rodríguez

Dr. Andrés Rodríguez.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org .

Referência: Räber L, Ueki Y, Otsuka T, et al. Effect of alirocumab added to high-intensity statin therapy on coronary atherosclerosis in patients with acute myocardial infarction: the PACMAN-AMI randomized clinical trial. JAMA. 2022;Epub ahead of print.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top