Registro PARIS: Impacto da não aderência à antiagregação plaquetária entre homens e mulheres

O registro PARIS foi um estudo prospectivo e observacional em 5018 pacientes submetidos a angioplastia coronária com implante de stent em 15 centros.

Foram pre especificadas 3 categorias na descontinuação da dupla antiagregação: 1) descontinuação por orientação médica, 2) descontinuação transitória por menos de 15 dias para uma cirurgia e 3) abandono permanente da mesma por falta de adesão ou por complicações hemorrágicas. As características clínicas, demográficas e os dados do procedimento foram divididos de acordo ao gênero. Foram examinados os eventos adversos maiores logo da suspensão (morte cardíaca, trombose do stent, infarto e revascularização do vaso).

Observou-se uma maior quantidade de mulheres que abandonaram a dupla antiagregação. O impacto em relação a eventos adversos logo da suspensão foi similar entre homens e mulheres sem evidências de interação com relação ao gênero.

R. Mehran
2014-05-22

Título: Impact of sex on modes of dual antiplatelet therapy cessation and clinical outcomes following PCI: results from the “patterns of non-adherence to antiplatelet regimens in stented patients” (PARIS) registry

*

Top