SIMPLICITY HTN-3: a análise de subgrupos identifica possíveis confundidores

Os estudos iniciais mostraram uma redução significativa a 3 anos da pressão arterial em pacientes com hipertensão arterial resistente, enquanto o SIMPLICITY HTN-3 com um número maior de pacientes comparado com um grupo controle com procedimento “sham” (angiografia renal com sedação consciente) não pode confirmar os resultados. 

O objetivo do presente estudo foi avaliar os possíveis fatores confundidores que poderiam ter impactado nos resultados de eficácia.

A análise mostrou que  80% dos pacientes de ambos grupos recebiam uma terapêutica medicamentosa estável pelo menos 6 meses antes da randomização. 40% dos pacientes, também em ambos grupos, receberam algum ajuste da medicação durante o seguimento.

A análise de subgrupos de acordo com a raça dos pacientes (afro americanos vs não afro americanos) observou-se uma queda significativa da pressão  no grupo não afro americanos (-15,2 vs -8,6; p=0,012).

Também observaram-se diferenças de acordo ao número de quadrantes submetidos a ablação, onde como era esperado, a maior diminuição da pressão foi observada em aqueles que receberam ablação em um maior número de quadrantes.

Conclusão

Foram identificados potenciais fatores confundidores como mudanças na medicação anti hipertensiva, diferenças na população estudada e variabilidade na técnica do procedimento.

David Kandzari
2014-05-23

Título: Symplicity HTN-3: insights from the subgroup analysis

*

Top