SCOT-HEART: A angiografia coronária por tomografia em pacientes com suspeita de doença coronariana

O objetivo deste estudo foi avaliar a angiografia coronária por tomografia computadorizada multislice em comparação com a terapia padrão em pacientes com risco baixo ou moderado, com sintomas sugestivos de doença arterial coronariana. 2.073 pacientes foram incluídos em cada ramo com um seguimento médio de 1,7 anos. CT aumentou significativamente a certeza do diagnóstico de angina devido à doença coronária obstrutiva em comparação com padrão de gestão (RR = 1,79, IC 95% 1,62-1,96, p <0,001).

A taxa de revascularização não foi estatisticamente significativa, mas mostrou uma tendência a ser mais freqüente no ramo CT (11,2% versus 9,7%; p = 0,061). O ponto final clínico de morte e infarto foi semelhante entre os dois ramos (1,3% versus 2,0%; p = 0,053).

Conclusão

Em pacientes sintomáticos por angina e com risco baixo ou moderado a angiografia coronária por tomografia computadorizada multislice aumenta a certeza do diagnóstico de doença coronária.

David E. Newby
2015-03-17

Título original: CT coronary angiography in patients with suspected angina due to coronary heart disease. An open-label, parallel-group, multicentre trial.

*

Top