MATRIX: Acesso radial reduz eventos, bivalirrudina com resultados mistos

Dois trabalhos separados são parte do estudo MATRIX investigando estratégias para reduzir o sangramento e mortalidade em pacientes com síndrome coronariana aguda. A primeira parte do trabalho que foi publicado simultaneamente na revista The Lancet encontrada uma redução significativa no sangramento maior e mortalidade em pacientes submetidos à angiografia coronariana e angioplastia com acesso radial versus femoral.

O estudo incluiu 8404 pacientes submetidos a uma síndrome coronariana aguda randomizados 1: 1 a acesso radial versus femoral de 78 centros em Itália, Holanda, Espanha e Suíça. O grupo que recebeu abordagem radial teve uma menor taxa de eventos clínicos combinados do que o grupo femoral (8,8% versus 10,3%). A diferença foi baseada em sangramento e todas as causas de mortalidade. Na segunda parte do estudo, nenhum benefício significativo em eventos cardíacos e de eventos cardíacos mais sangramento em pacientes com bivalirudina versus tratamento padrão foi observado. No entanto, a diferença alcançou significância em favor de bivalirudina considerar apenas a morte.

A diferença deste estudo com os outros é que os inibidores da glicoproteína IIbIIIa foram usadas no grupo controle em apenas um quarto da população e, a critério do cirurgião.

Conclusão

Em pacientes submetidos a uma síndrome coronariana aguda com ou sem elevação do segmento ST usando o acesso radial versus femoral reduz eventos clínicos e bivalirudina pode ter um benefício adicional.

Marco Valgimigli
2015-03-18

Título original: Minimizing Adverse Haemorrhagic Events by Transradial Access Site and Systemic Implementation of AngioX: Radial vs. Femoral Clinical Trial – MATRIX: Radial vs. Femoral

*

Top