Antiagregação plaquetária em pacientes no peri-operatório de cirurgias cardíacas e não-cardíacas.

Fundamentos: A gestão otimizada da terapia antiplaquetária perioperatória para pacientes com stents coronários não foi completamente esclarecida. Os dados atualmente disponíveis sobre a segurança e eficácia de diferentes regimes antiplaquetários entre os pacientes submetidos à cirurgia com stent têm resultados inconsistentes. Com isso, um consenso foi elaborado por várias sociedades nacionais na Itália, incluindo a de cardiologia, cardiologia intervencionista, anestesiologia e várias especialidades cirúrgicas, fornecendo recomendações sobre a gestão da terapia antiplaquetária para pacientes com stent na fase peri-operatória para grande maioria dos procedimentos cirúrgicos. Foi então desenvolvido um registro nacional que visava  definir o impacto do cumprimento dessas recomendações sobre os resultados clínicos em pacientes com stents coronários submetidos à cirurgia cardíaca e não-cardíaca.

Métodos e resultados: O Registro SAS (Surgery After Stenting) é um estudo multicêntrico, observacional, prospectivo, que avaliou a viabilidade do cumprimento do consenso sobre a gestão peri-operatória da terapia antiplaquetária em pacientes que necessitavam de cirurgia cardíaca e não-cardíaca e definiu seu impacto sobre as complicações isquêmicas e hemorrágicas. Um total de 19 centros na Itália, que envolveram hospitais acadêmicos e não-acadêmicos distribuídos por todo o território nacional, participaram neste registro.

Observou-se que  a aplicação do consenso foi viável em um grupo de pacientes não selecionados do centro cirúrgico. As taxas de eventos isquêmicos e hemorrágicos observadas estiveram dentro dos padrões aceitos cirurgicamente, em geral apoiando o perfil de segurança favorável relacionado à adesão ao consenso. A administração peri-operatória de terapia antiplaquetária por via oral foi associada a uma taxa elevada de hemorragia na cirurgia cardíaca. Maior taxa de eventos ocorreu se a cirurgia não cardíaca foi realizada no prazo de 6 meses após a PCI.

Conclusões: Foram observadas taxas muito baixas de sangramento e isquemia quando foram aplicadas as recomendações do consenso. Este é o primeiro estudo especificamente desenhado para analisar a possibilidade de cumprir as recomendações do consenso de especialistas sobre o manuseio peri-operatório de terapia antiplaquetária em pacientes com história de implante de stent coronário submetidos à cirurgia cardíaca e não cardíaca, e para avaliar o impacto clínico, tanto em termos de eventos isquêmicos e complicações hemorrágicas.

Descargar (PDF, Unknown)

R. Rossini
2015-05-21

Título original: A multicentre registry of consecutive patients undergoing cardiac and non-cardiac surgery or operative endoscopic/endovascular procedures after implantation of a coronary stent: the Surgery After Stenting registry (SAS)

*

Top