Stent eluidor de sirolimus com polímero absorvível apresenta superioridade em relação a stent eluidor de everolimus com polímero durável

Fundamentos: Ainda há controvérsias em relação à superioridade dos polímeros absorvíveis em relação aos polímeros duráveis, e vários estudos com a comparação entre esses dois modelos vem sendo realizados.

Objetivos: Comparar os desfechos clínicos em 3 anos entre o stent eluidor de sirulimus com polímero absorvível MiStent® (APSES) com um stent eluidor de everolimus com polímero durável Xience V®(EES) após 3 anos.

Métodos: Foram utilizados os dados dos estudos DESSOLVE I e II para o MiStent®, em comparação com o braço do estudo ISAR TEST-4 que utilizou o stent Xience V, com comparação direta a partir de dados de base pré-especificados similares, bem como características das lesões semelhantes. Os desfechos pré-especificados em 3 anos foram: desfecho primário de falha do tratamento da lesão alvo (TLF), englobando mortalidade cardiovascular, infarto do miocárdio e revascularização relacionados ao vaso-alvo (TLR). Foi realizada análise aos 12 meses e 3 anos.

Resultados: Foram estudados 805 pacientes (MiStent 153 vs EES 652), população combinada de 268/805 (33,3%) pacientes incluindo 66,7% de DESSOLVE MiStent e 25,5% pacientes do ISAR-T4 EES. Nessa população, após 3 anos, os pacientes que receberam o MiStent apresentaram, em relação ao EES, menor TLF (5% vs 16,5%, p=006), similar infarto relacionado ao vaso-alvo (2% vs 3,7%, p=0,43), e não houve diferenças entre trombose (0 vs 0,6%, p=0,43). Não houve diferença significativa entre TLF ou outros desfechos entre 1 e 3 anos.

Conclusões: Nesta análise, os APSES demonstraram redução das taxas de TLF e TLR em 1 ano, em comparação aos EES. Essas diferenças foram mantidas aos 3 anos, com eventos mínimos em ambos os grupos entre 1 e 3 anos, incluindo taxas reduzidas de trombose.

Discussão: Especula-se que, a partir de estudos de fisiologia, os stents com polímeros absorvíveis possam reduzir as taxas de inflamação e reendotelização a longo prazo em relação aos polímeros duráveis, reduzindo, dessa forma, os desfechos adversos em seguimentos longos. Entretanto, os resultados promissores apresentados podem estar relacionados ao desenho do estudo, portanto necessitam de estudos randomizados específicos para que as conclusões possam perdurar. De acordo com a apresentadora da pesquisa, esse estudo randomizado já está em andamento.

Alexandra Lansky
2015-05-19

Título original: A matched comparison of an absorbable polymer sirolimus-eluting stent to a durable polymer everolimus-eluting stent

*

Top