ABSORB CHINA: La plataforma bio absorbible liberadora de everolimus resultó no inferior al stent metálico liberador de everolimus.

Fundamentos: O stent bioabsorvível com eluição de everolimus (BVS) foi projetado para atingir resultados comparáveis ​​aos stents metálicos com eluição de drogas (DES) em 1 ano, com melhores resultados a longo prazo. Ainda não foi estabelecido se os resultados clínicos e angiográficos em 1 ano do BVS são não-inferiores aos resultados atuais dos DES .

Objetivos: Buscou-se avaliar a eficácia angiográfica, a segurança e a eficácia clínica do BVS em um estudo randomizado projetado para permitir a aprovação do BVS na China

Métodos: Os pacientes elegíveis com 1 ou 2 lesões coronarianas “de novo” foram randomizados para receber BVS ou stents de cobalto-cromo com eluição de everolimus (CoCr-EES) na proporção 1: 1, estratificada por diabetes tipo 2 e para o número de lesões tratadas. O acompanhamento clínico e angiográfico em 1 ano foi planejado para todos os pacientes. O desfecho primário foi a perda angiográfica luminal tardia intra-stent (LLL), com poder estatístico para não inferioridade com uma margem de 0,15 mm.

Resultados: Um total de 480 pacientes foram randomizados (241 BVS vs. 239 CoCr-EES) em 24 locais. O sucesso clínico imediato do dispositivo (98,0% vs 99,6%, p = 0,22) e o sucesso do procedimento (97,5% e 98,3%, p = 0,75) foram comparáveis ​​nos pacientes tratados com BVS e CoCr-EES, respectivamente. O objetivo primário do LLL intra-stent em 1 ano foi de 0,19 ± 0,38 mm para BVS vs. 0,13 ± 0,37 mm para CoCr-EES, o limite de confiança superior de 97,5% foi de 0,14 mm, alcançando a não-inferioridade do BVS em comparação com o CoCr-EES (p para não-inferioridade = 0,01). O BVS e o CoCr-EES também apresentaram taxas semelhantes em 1 ano de falha de lesão- alvo (morte cardíaca, infarto do miocárdio do vaso-alvo, ou revascularização da lesão alvo conduzida por isquemia; 3,4% vs. 4,2%, respectivamente, P = 0,62) e trombose definitiva / provável do stent (0,4% vs. 0,0%, respectivamente, p = 1,0).

Conclusões: No presente estudo multicêntrico randomizado, o BVS não foi inferior ao CoCr-EES para o desfecho primário de LLL no segmento de 1 ano.

Comentário: O estudo ABSORB CHINA mostra o resultado de 1 ano com o stent bioabsorvível ABSORB da Abbott, em comparação com o stent XIENCE V da mesma empresa. Foi fonte de discussão após a apresentação o fato de em 65% dos casos ter sido realizada pós-dilatação. Outro ponto de discussão foi a ausência do uso de métodos de imagem.

Run-Lin Gao

Más artículos de este Autor

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor ingrese su comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí

Artículos relacionados

Jornadas SOLACIspot_img

Artículos recientes

Vuelva a ver Embolia pulmonar en 2025: estratificación de riesgo y nuevas aproximaciones terapéuticas

Ya está disponible para ver nuestro webinar «Embolia pulmonar en 2025: estratificación de riesgo y nuevas aproximaciones terapéuticas», realizado el pasado 25 de noviembre...

Perforaciones coronarias y el uso de stents recubiertos: ¿una estrategia segura y eficaz a largo plazo?

Las perforaciones coronarias continúan siendo una de las complicaciones más graves del intervencionismo coronario (PCI), especialmente en los casos de rupturas tipo Ellis III....

¿Un nuevo paradigma en la estenosis carotídea asintomática? Resultados unificados del ensayo CREST-2

La estenosis carotídea severa asintomática continúa siendo un tema de debate ante la optimización del tratamiento médico intensivo (TMO) y la disponibilidad de técnicas...