A oclusão percutânea do apêndice atrial esquerdo (LAAC) na fibrilação atrial não valvar com alto risco de sangramento demonstrou resultados alentadores com os dispositivos de primeira geração (como o dispositivo Watchman) em diversos estudos.
Atualmente dispomos de um dispositivo mais moderno, o Watchman FLX, mas não temos muita informação sobre ele.
Neste estudo foram incluídos 200 pacientes consecutivos do Registro FLX-IEST (Watchman FLX data from two high‐volume Sicilian centers) que foram submetidos a LAAC com o dispositivo Watchman FLX.
A idade foi de 77 anos, 67% da população era de homens, 57% apresentava deterioração da função renal, 41% tinha diabetes, 55% tinha doença coronariana, 18% teve uma classificação CF III, 55% apresentava insuficiência cardíaca, a fração de ejeção era de 47%, 29% apresentou AVC ou TIA e 56% tinha tido sangramento prévio.
O CHA2DS2‐VASc score foi de 5 e o HAS‐BLED score foi de 4.
As indicações foram por hemorragia sintomática, necessidade de terapia antitrombótica tripla, sangramento gastrointestinal e intolerância aos anticoagulantes.
Em 93% dos casos o procedimento foi guiado por eco-Doppler transesofágico, em 48% foi realizado sob anestesia geral, em 45% sob sedação consciente e em 7% com anestesia local.
Leia também: Monoterapia com Ticagrelor: estratégia válida após os 12 meses?
O sucesso do procedimento foi de 99,5%. A presença de regurgitação > 5 mm se deu em somente um paciente e < 5 mm em dois pacientes e não foi observada nenhuma embolização. O sangramento maior foi de 1%; foi registrada uma morte relacionada com sangramento maior.
Na alta, 85% dos pacientes receberam dupla antiagregação plaquetária (DAPT).
No seguimento de 272 ± 173 dias observou-se 4,1% de sangramento maior, 0,6% de sangramento fatal e 2,3% de AVC não relacionado com o dispositivo.
Conclusão
Este estudo mostrou uma alta taxa de sucesso do procedimento Watchman-FLX em uma população de alto risco. De acordo com a experiência dos autores, a principal vantagem incluiu um fácil implante e reposicionamento, ausência de embolizações, boa oclusão do apêndice atrial esquerdo e uma baixa taxa de complicações no seguimento.
Dr. Carlos Fava.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.
Título Original: Real‐world experience with the new Watchman FLX device: Data from two high‐volume Sicilian centers. The FLX‐iEST registry.
Referência: Giampiero Vizzari, et al. Catheter Cardiovasc Interv. 2022;100:154–160.
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos