Título original: Preinfarction Angina Reduces Infarct Size in ST-Elevation Myocardial Infarction Treated With Percutaneous Coronary Intervention Referência: Ronald Reiter et al. Circ Cardiovasc Interv. 2013;6:00-00.
O pré-condicionamento isquêmico (PI) é um fenômeno pelo qual os eventos de isquemia transitórios protegem o miocárdio contra um evento mais prolongado.
O PI é até agora a forma mais efetiva de proteção miocárdica descoberta. A angina de peito pré-infarto seria um correspondente clínico do PI e foi associada a menor extensão do infarto em pacientes que receberam trombolíticos, no entanto isto não está claro para a angioplastia primária.
Foram analisados 245 pacientes com infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST, que receberam angioplastia primária, dos quais 79 pacientes haviam apresentado angina nas 24 horas anteriores à internação e 166 pacientes não tinham este antecedente. Não houve diferenças significativas no resto das características basais entre ambos os grupos.
Para os pacientes com angina anterior tanto a extensão do infarto quanto o pico de troponina foram significativamente menores (p<0.0001) apesar de não haver diferenças entre os tempos de isquemia e os resultados angiográficos. A fração de ejeção foi 4% melhor nos pacientes com pré-condicionamento (51,4±1,1% em contraste com 47,5±1%; p=0,02).
Conclusion
Este estudo representa a análise mais detalhado até agora do potencial efeito protetor do pré-condicionamento isquêmico nos pacientes com infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST que são tratados com angioplastia primária.
Comentário editorial:
Os estudos randomizados em síndrome coronariana aguda com supradesnível do ST devem começar a levar em conta a angina pré-infarto dentro das variáveis, visto que isto pode ser um importante elemento de confusão, principalmente se a extensão do infarto estiver dentro dos objetivos primários. Um exemplo disto é a maioria dos trabalhos que avaliaram a utilidade da tromboaspiração.
SOLACI.ORG