O implante valvular aórtico percutâneo (TAVI) demonstrourecentementea suasuperioridadecomrespeito aotratamento médico em pacientes comestenose aórtica severa e altíssimo risco cirúrgico. Além disso, os pacientes que recebramTAVImostraram uma sobrevida equivalente ao tratamentocirúrgico em um ano.
Este trabalho incluiu 471 pacientes comestenose aórtica severa sintomática descartados de cirurgia por altíssimo risco. O objetivo primário foiavaliar a segurança e eficácia da prótese auto expansível CoreValve implantada por acesso ílio femoral neste grupo especial de pacientes.
Todos os pacientes foramavaliados por um “heartteam” e apresentavam uma mortalidade estimada maior que 50% com a cirurgia convencional.
Ao ano observou-se uma redução de 25.5% da mortalidade por todas as causas em relação ao esperado para otratamento médico (calculado a partir do grupo que recebeutratamento médico no estudo PARTNER e em meta análise de diversos estudos).
A taxa de implante domarca-passosfoi de 22% e ainsuficiência aórtica moderada a mais de 11%, sendo observada neste último ponto, una progressiva redução no decurso do seguimento. Apenas ainsuficiência aórtica severa foi correlacionada com eventos adversos. Nem a idade, nem o género tiveram impacto nos resultados
2_jeffrey_popma
Jeffrey Popma
2013-10-29
Título original: COREVALVE EXTREME RISK: A Prospective Registry Study of Transcatheter Aortic Valve Replacement with a Self-Expanding Transcatheter Heart Valve in Patients with Severe Aortic Stenosis