Introdução: A revascularização de lesões das artérias coronárias que produzam obstruções hemodinamicamente significativas está associada a benefício incontestável. Tanto a angiografia invasiva (AI) quanto a angiotomografia (AT) de coronárias são capazes de determinar a severidade anatômica, mas não fisiológica das lesões. O presente estudo tem como objetivo demonstrar o valor aditivo da tomografia de perfusão (TP) à AT, comparando seus resultados com a combinação da AI e SPECT.
Métodos e Resultados: Foram avaliados 381 pacientes encaminhados para AI de 16 hospitais em 8 países diferentes. Todos os exames de imagem foram avaliados por no mínimo 2 analistas de Core Labs independentes. A TP + AT demonstrou valor adicional a AT isolada (AUC 0,87 vs 0,81, respectivamente, p<0,001). Na predição de revascularização aos 30 dias, o uso combinado da TP e AT se mostrou equivalente à AI combinada ao SPECT. A dosagem de radiação utilizada no método proposto foi em torno de 9 mSv.
Conclusão e Comentários: A combinação da AT + TP se mostrou aditiva ao uso isolado da avaliação anatômica no diagnóstico de lesões obstrutivas coronárias. De fato, a correlação das gravidade anatômica das estenoses e sua real significancia fisiológica não é direta, como já demonstrado previamente. Assim, AT +TP torna-se uma alternativa potencial na avaliação de pacientes com suspeita de doença arterial coronária.
CORE-320-slides
João A. C.
2012-08-27
Título original: Diagnostic Performance of Combined Noninvasive Coronary Angiography and Myocardial Perfusion Imaging Using 320-row Detector Computed Tomography: The CORE320 Multicenter, Multinational Study