A utilização de FFR para guiar o tratamento mostrou melhorar a evolução em estudos prévios. Sem embargo, existem poucos dados sobre a utilização rotineira do método e seu impacto em modificar as decisões terapêuticas por lesão e por paciente. O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso rotineiro de FFR no mundo real.
Foram incluídos todos os pacientes nos que foi realizada cinecoronariografia e tinham pelo menos uma lesão que foi avaliada com FFR.
Antes de realizar a medição foi traçado um plano terapêutico por lesão e por paciente (tratamento médico, angioplastia, cirurgia) e posteriormente foi realizada a medição de um total de 1293 lesões (1.4 lesões por paciente) observando que o plano original foi modificado com o resultado do FFR em 45% das lesões e em 44.3% dos pacientes.
Nos pacientes com decisão original de tratamento cirúrgico, somente 56% mantiveram a indicação enquanto 25% finalmente receberam angioplastia e 19% tratamento médico.
Conclusão
Neste registro multicêntrico que incluiu uma proporção significativa de pacientes com síndrome coronária aguda, o FFR rotineiro modificou o plano terapêutico em quase a metade dos casos.
Sergio Baptista
2014-05-23
Título: Patterns of use and clinical utility of FFR in patients referred for coronary angiography: the POST-IT prospective multicentre registry