O estudo DENERHTN (Renal Denervation for Hypertension) confirmou a eficácia da denervação renal somada ao tratamento anti-hipertensivo padrão em pacientes com hipertensão resistente.
Neste trabalho se relata a influência da aderência ao tratamento para o controle da pressão. Foram incluídos 106 pacientes com hipertensão resistente após quatro semanas de tratamento com indapimida 1,5 mg/dia, ramipril 10 mg/dia (ou irbesartan 300 mg) e amlopidina 10 mg/dia. Ditos pacientes foram randomizados a denervação renal somada a outra terapia escalonada de outras drogas ou a continuar com o mesmo tratamento anti-hipertensivo.
Para a terapia escalonada utilizou-se espironolactona 25 mg/dia, bisoprolol 10 mg/dia, prazosin 5 mg/dia e rilmenidina 1 mg/dia, que foram consecutivamente agregados em visitas mensais se os controles de tensão arterial eram ≥ 135/85 mm Hg.
Mediu-se a aderência ao tratamento de acordo com as análises de plasma ou urina, conforme o caso. O número de pacientes completamente aderentes (20/40 vs. 21/45), parcialmente não aderentes (13/40 vs. 20/45) e completamente não aderentes (7/40 vs. 4/45) às drogas anti-hipertensivas foi similar entre o grupo randomizado a denervação renal e o grupo controle, respectivamente (p = 0,3605)
A diferença da pressão sistólica ambulatória entre os dois grupos foi de – 6,7 mmHg (p = 0,3605) nos pacientes completamente aderentes e de – 7,8 mm Hg (p = 0,0996) nos não aderentes.
Conclusão
A prevalência da não aderência às drogas anti-hipertensivas a seis meses foi de quase 50% mas não diferiu entre o grupo de denervação renal e o grupo controle. Para além da aderência ao tratamento, a denervação renal somada ao tratamento escalonado com drogas anti-hipertensivas resultou em uma maior diminuição dos níveis de tensão arterial comparado quando comparado com a terapia padrão.
Título original: Adherence to Antihypertensive Treatment and the Blood Pressure–Lowering Effects of Renal Denervation in the Renal Denervation for Hypertension (DENERHTN) Trial.
Referência: Michel Azizi et al. Circulation. 2016 Sep 20;134(12):847-57.
Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais bem-vindo.