Este trabalho prospectivo, randomizado e multicêntrico incluiu 447 pacientes com estenose aórtica severa e risco cirúrgico intermediário ou alto que foram randomizados a um esquema fatorial de 2 x 2 para anestesia geral vs. local com sedação consciente e também a receber a válvula Sapien 3 (expansível por balão) vs. CoreValve Evolut (autoexpansível).
O desfecho primário foi uma combinação de mortalidade por qualquer causa, AVC, insuficiência paravalvar moderada ou severa e implante de marca-passo definitivo em 30 dias.
Isto ocorreu em 27,2% do grupo Evolut R vs. 26,1% do grupo Sapien 3, motivo pelo qual os resultados são equivalentes. Ao avaliar cada ponto separadamente, as taxas de marca-passo e insuficiência foram similares com uma diferença numericamente maior de AVC com a Sapien 3, embora este trabalho não tenha o poder estatístico para determinar diferenças neste ponto.
O desfecho para o tipo de anestesia combinou morte, AVC, infarto, infecção e insuficiência renal aguda em 30 dias. Isso ocorreu em 27% do grupo anestesia locar vs. 25,5% do grupo anestesia geral. Uma vez mais os resultados foram equivalentes, embora a anestesia geral tenha requerido mais uso de drogas vasoativas sem que isto afetasse o tempo do procedimento, os resultados relacionados à válvula ou outros fatores clínicos. O tempo médio de internação foi de 9 dias, o que parece demasiadamente prolongado para além do tipo de anestesia.
Título original: SOLVE-TAVI Trial: A 2×2 Randomized Trial of Self-Expandable Vs Balloon-Expandable Valves and General Vs Local Anesthesia in Patients Undergoing Transcatheter Aortic Valve Implantation.
Apresentador: Holger Thiele.
Receba resumos com os últimos artigos científicosSubscreva-se a nossa newsletter semanal
Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.