Os Congressos SOLACI sempre se destacam por seu alto nível acadêmico, pela qualidade de suas apresentações científicas, pela expertise de seus assistentes, pelos casos ao vivo com tecnologia de ponta, pelos simpósios conjuntos com as sociedades mais importantes do mundo e pela diversidade de temas relevantes abordados em cardiologia intervencionista.
Além de tudo isso, este ano acrescentou-se uma característica de suma importância: quase 30% do faculty esteve integrado por mulheres. Em tal sentido, o Comitê Científico do Congresso realizou um importante trabalho para oferecer mais e melhores oportunidades às mulheres intervencionistas de nossa região.
Nesse contexto, houve diversas sessões lideradas pelo Grupo de Mulheres Intervencionistas Latino-americanas (Grupo MIL) com foco nos diferentes desafios, problemáticas e oportunidades para a definitiva consolidação e inserção da mulher na especialidade.
Assim, durante a quarta-feira 07 de agosto tiveram lugar 2 sessões conjuntas no salão Quebracho do Hotel Hilton de Buenos Aires.
De manhã, desenvolveu-se o simpósio conjunto SOLACI-CACI@CONAREC, cujo objetivo foi proporcionar as ferramentas necessárias para que a mulher saiba que subespecialidade da cardiologia escolher como carreira profissional e discutir os prós e os contras específicos da subespecialidade em cardiologia intervencionista.
À tarde, também no salão Quebracho, realizou-se a sessão «SOLACI-CACI@MINT, MIL & Women As One», com o objetivo de dar uma perspectiva internacional sobre o passado, presente e futuro da mulher na especialidade. Ao longo de dita atividade debateu-se sobre o papel atual da mulher na cardiologia intervencionista, falou-se sobre as conquistas obtidas até o momento e destacou-se os desafios e objetivos pendentes para o futuro. Participaram da sessão importantes palestrantes dos Estados Unidos (Dra. Roxana Mehran) e destacadas líderes da Argentina, Venezuela, Chile, Peru e México.
No segundo dia, as atividades para mulheres continuaram desde cedo com a sessão “MIL e Parceiras, Enfermeiras e Técnicas@SOLACI”, atividade na qual se apresentou oficialmente o Grupo MIL e Parceiras, cujo objetivo é criar um espaço de educação e fortalecimento através da SOLACI para as técnicas e enfermeiras da América Latina. Nesse sentido, foram apresentadas enquetes e discutiu-se sobre as barreiras para a inserção trabalhista das técnicas na especialidade. Além disso, falou-se sobre radioproteção, tema sobre o qual ocorreu um debate enriquecedor.
Mais tarde, no salão Atlântico B, houve outra sessão conjunta entre o MINT, o MIL e o Women as One, na qual foram transmitidos casos editados desafiadores realizados na Índia e na Arábia Saudita. As oradoras foram as renomadas doutoras Sarita Rao (Índia) e Mirvat Alasnag (Arábia Saudita), e os casos serviram para discutir técnicas em angioplastias complexas, uso de imagens intravasculares e técnicas de modificação de cálcio em angioplastias complexas. Fizeram parte da sessão painelistas do Brasil, Argentina, Paraguai, Equador, México e Guatemala.
Finalmente, no último dia de atividades, foi a vez da sessão “Mentors Latam@MIL-MINT-WAO”, cujo objetivo foi explorar estratégias de desenvolvimento profissional e liderança em cardiologia intervencionista. A atividade contou com a condução da Dra. Roxana Mehran (EUA), do Dr. José Luis Leiva Pons (MEX) e de um grande número de painelistas da Argentina, Brasil, México e Venezuela.
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos