A doença arterial periférica (EAP) é um fator de risco relevante no desenvolvimento de doenças de difícil tratamento, como a insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEJPr). Os fenômenos de rigidez arterial (RArt), como o índice de alongamento aórtico (IAAo), são preditores chave da hipertensão sistólica isolada (HT) dependente da idade. Ditos fenômenos provocam um aumento da carga pulsátil e da pressão arterial aórtica (PAAo).
Aproximadamente 90% dos pacientes com EAP apresentam algum tipo de HT sistólica isolada, o que pode gerar um aumento local do reflexo da onda pulsátil, incrementando a pós-carga do ventrículo esquerdo (VE) e favorecendo o desenvolvimento da ICFEJPr. Estudos prévios demonstraram que o tratamento endovascular das estenoses limitantes de fluxo pode reduzir tanto a pressão arterial quanto o IAAo.
Objetivo do estudo: tratamento endovascular em doença iliofemoral: impacto na insuficiência cardíaca com FEJ preservada
Este trabalho se centrou na análise hemodinâmica periférica mediante a mensuração das resistências periféricas totais (TPR), a função aórtica através de parâmetros físico-mecânicos de fluxo e carga pulsátil, além do inflow aórtico mediante a avaliação da função sistólica do VE. A hipótese de Baasen et al. formulava que o tratamento endovascular melhoraria a função diastólica do VE, com uma consequente melhora em termos de eventos clínicos dos pacientes com EAP.
Foram incluídos pacientes com EAP sintomática (Rutherford II ou III) e fração de ejeção do VE ≥ 50%, além de um escore de HFpEF ≥ 5, dentro do registro Duesseldorf PTA. O tratamento para as lesões na artéria ilíaca consistiu em angioplastia com balões Passeo 35 e stents balão-expansíveis Dynamic, ao passo que para o segmento femoropoplíteo foram utilizados balões eluidores de fármaco Passeo-Lux 18 e, quando necessário, foram colocados stents Innova.
Benefícios hemodinâmicos e funcionais do tratamento endovascular em pacientes com EAP sintomática
Em total foram incluídos 30 pacientes com EAP sintomática e ICFEJPr. O tratamento anti-hipertensivo foi similar nos dois grupos, incluindo um grupo controle com manejo conservador após o estudo diagnóstico (n = 5). Não foram registrados eventos cardíacos, cerebrovasculares ou complicações relacionadas com o membro afetado. O índice tornozelo-braço (ABI) aumentou significativamente durante o acompanhamento, de 0,67 ± 0,14 a 0,84 ± 0,17 e 0,88 ± 0,14 (em 1 e 30 dias, respectivamente). As resistências TPR diminuíram significativamente (p = 0,041) após o tratamento bem-sucedido, com um efeito sustentado ao longo do tempo.
No tocante à pressão arterial sistólica aórtica, observou-se uma diminuição no dia seguinte de −8 mmHg (p = 0,056) e de −9 mmHg no acompanhamento (p = 0,036). Também houve uma redução da pressão de pulso média (−8 mmHg) e um incremento significativo da complacência arterial. As variáveis de inflow aórtico não mostraram mudanças significativas após o procedimento (fração de ejeção, volume sistólico ou gasto cardíaco).
Leia também: Resultados atuais do tratamento endovascular da isquemia arterial aguda.
Os parâmetros ecocardiográficos relacionados com a disfunção diastólica melhoraram de forma aguda, com uma melhora em termos de velocidade e’ septal e lateral, bem como uma diminuição do índice E/e’, do fluxo regurgitante tricúspide e do índice de volume arterial. Além disso, a distância da caminhada melhorou consideravelmente, passando de 79 ± 44 m no início a 213 ± 135 m e 242 ± 136 no acompanhamento. A classe funcional também melhorou significativamente (p = 0,033).
Conclusões
Este é o primeiro estudo que demonstra que o tratamento endovascular das lesões limitantes de fluxo em pacientes com EAP e ICFEJPr pode reduzir significativamente a carga pulsátil aórtica e as TPR. Além disso, observou-se uma melhora aguda e sustentada da disfunção diastólica do ventrículo esquerdo.
Título Original: Endovascular Treatment of Flow-Limiting Iliofemoral Stenosis Improves Left Ventricular Diastolic Function in Patients With HFpEF by Reducing Aortic Pulsatile Load.
Referência: Baasen S, Stern M, Wischmann P, Schremmer J, Sansone R, Spieker M, Wolff G, Bönner F, Quast C, Heiss C, Kelm M, Busch L. Endovascular Treatment of Flow-Limiting Iliofemoral Stenosis Improves Left Ventricular Diastolic Function in Patients With HFpEF by Reducing Aortic Pulsatile Load. Circ Heart Fail. 2024 Sep;17(9):e011258. doi: 10.1161/CIRCHEARTFAILURE.123.011258. Epub 2024 Sep 9. PMID: 39247971; PMCID: PMC11398288.
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos