Daraplabidé um inibidor seletivo oral da lipoproteína associada àfosfolipase A (Lp-PLA2) que é um potencial agente para a redução de eventos cardiovasculares em pacientes com cardiopatia isquêmica crónica.
A Lp-PLA2 é uma enzima que se encontrano sangue e nas placas ateroscleróticas e seus níveis elevados estão asociados com um aumento do risco de eventos cardiovasculares. Ainibição direta de esta enzima pro inflamatória com Daraplabid poderia beneficiar a estes pacientes junto com o resto da medicaçãopadrão.
Foram incluídos 15828 pacientes com doença coronária crônica randomizados a receber Daraplabid 160 mg/dia ou placebo comum período de seguimento de 3.7 anos.
O desfecho primário foi um composto de morte, infarto e acidentevascular cerebral e o desfecho secundário incluiu eventos coronários maiorese eventos coronários totais. Mais de 90% dos pacientes estavam recebendo AAS e estatinas. Não foram observadas diferenças entre ambos grupos quanto àincidência do desfecho primário (grupo placebo 10.4% vs grupo Daraplabid 9.7%; p=0.199).
Conclusão
O uso de Daraplabid não mostrou beneficios quanto à incidência de morte, infarto ou acidentevascular cerebral.
1_harvey_white_slides
Harvey White
2014-03-31
Título original: Effect of Inhibition of Lipoprotein-Associated Phospholipase A2 with Darapladib on Ischemic Events in Patients with Chronic Coronary Heart Disease: The STABILITY (STabilisation of Atherosclerotic plaque By Initiation of darapLadIbTherapY) Trial.