A variabilidade individual à resposta plaquetária do clopidogrel está relacionada a vários mecanismos com alta reatividade plaquetária intrínseca, variabilidade no metabolismo da droga, interações medicamentosas, etc.
O sistema hepático do citocromo P450 tem um papel chave no metabolismo do clopidogrel e a perda de função do alelo CYP2C19 está associado com uma reatividade plaquetária alta com o uso de clopidogrel e um risco aumentado de eventos adversos logo de una angioplastia.
Este trabalho prospectivo e randomizado avaliou a eficácia do prasugrel (10 mg/dia), ticagrelor (90 mg c/12 h) ou altas doses de clopidogrel (150 mg/dia) em pacientes que apresentavam uma reatividade plaquetária alta com doses padrão de clopidogrel.
Tanto o prasugrel como o ticagrelor foram efetivos em reduzir a atividade plaquetária aos 15 e 30 dias não sendo observadas diferenças entre ambas drogas.
O dobro de doses de clopidogrel não atingiu o objetivo a 15 dias mas sim pode reduzir a reatividade a 30 dias. Nos pacientes com variação do genótipo o prasugrel resultou superior ao ticagrelor.
G. Sardella
2014-05-22
Título: TRIPLETE RESET trial: a comparison of therapy with ticagrelor, prasugrel and high clopidogrel dose in PCI patients with high-on treatment platelet reactivity and genotype variation