Este trabalho publicado simultaneamente no The New England Journal of Medicine mostrou que pacientes com mais de 80 anos podem beneficiar de uma estratégia de tratamento agressivo e invasivo que pode ser desnecessariamente negou determinada idade.
O estudo foi conduzido em 16 centros na Noruega e incluiu 458 pacientes octogenários internados com síndromes coronárias agudas sem elevação do segmento ST randomizados 1:1 para uma estratégia mais conservadora, com tratamento médico ou um tratamento mais agressivo com a angiografia coronária. Em pacientes que se submeteram à estratégia invasiva uma redução de 47% foi observada em comparação com o evento de forma conservadora ramo.
Uma vez que a população acima de 80 anos não está representado nas obras clássicas da invasiva contra estratégia conservadora em muitos lugares não tendem a ser tratados de acordo com as orientações. Este é o primeiro estudo especificamente desenhado para esta população e mostrou que pacientes idosos também se beneficiam de um tratamento invasivo.
Nicolai Tegn
2015-03-18
Título original: Invasive vs. Conservative Strategy in Patients Over 80 Years With Non–ST-Elevation Myocardial Infarction or Unstable Angina Pectoris Clinical Trial – After Eighty Study.