Título original: Biolimus A9 drug-coated stent vs. bare metal stent in patients presenting with ACS. A prespecified LEADERS FREE ACS substudy.
Dissertante: C.K. Naber.
Nos pacientes com alto risco de sangramento admitidos cursando uma síndrome coronária aguda, os guias recomendam entre 3 e 6 meses de dupla antiagregação plaquetária para um stent farmacológico ou de um mês para o caso de um stent convencional.
O objetivo da presente subanálise pré-especificada foi avaliar a segurança e eficácia do implante de um stent BioFreedom seguido de somente um mês de dupla antiagregação em pacientes com alto risco de sangramento e diagnóstico de síndrome coronária aguda.
O LEADERS FREE foi um estudo duplo cego que incluiu 2.466 pacientes randomizados ao stent eluidor de biolimus livre de polímero BioFreedom vs. stent convencional com um desfecho primário de eficácia (revascularização do vaso em 12 meses) e um desfecho primário de segurança (morte cardiovascular, infarto ou trombose definitiva ou provável do stent). Dessa população, 662 pacientes receberam a angioplastia no contexto de uma síndrome coronária aguda.
A taxa de revascularização do vaso alvo em 12 meses foi de 3,9% para o BioFreedom e de 9% para o stent convencional (HR: 0,41; p = 0,009). No que se refere ao desfecho combinado de segurança, as taxas foram de 9,3% e 18,5%, respectivamente (HR: 0,48; p = 0,009). Observou-se uma clara tendência a reduzir o risco de trombose com o stent BioFreedom (p = 0,099).
Conclusão
Em pacientes cursando uma síndrome coronária aguda e com alto risco de sangramento, o stent BioFreedom com somente um mês de dupla antiagregação mostrou uma segurança e eficácia superior ao stent convencional.
Ver discussão.
leaders-free