A angina de peito sem estenose nas coronárias epicárdicas é um problema comum e com várias possíveis causas subjacentes. O objetivo principal deste trabalho foi testar a hipótese de que a terapia médica estratificada e guiada por um procedimento diagnóstico intervencionista poderia melhorar os resultados.
Os pacientes sem lesões coronarianas e com angina foram imediatamente randomizados 1:1 a um grupo intervenção (terapia médica estratificada) e um grupo controle (tratamento padrão).
O teste de vasorreatividade coronariana foi realizado mediante a infusão de quantidades maiores de acetilcolina, seguida de uma provocação de vasoespasmo com a infusão de um bólus (100 µm). O desfecho primário foi a diferença nos sintomas de acordo com a escala de Seattle.
Com 76 pacientes no grupo intervenção e 75 no grupo controle observou-se uma melhora média de 11,7 unidades na escala de Seattle em 6 meses, bem como uma melhora na qualidade de vida. Não se observaram diferenças em eventos cardíacos adversos.
Título original: A Randomized Trial of Invasive Coronary Function Testing In Patients With Angina And Nonobstructive Coronary Artery Disease.
Apresentador: Tom J. Ford.
CorMicA-trial-articulo-original
Receba resumos com os últimos artigos científicosSubscreva-se a nossa newsletter semanal
Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.