Em pacientes com infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST (IAMCEST), o início precoce do tratamento intensivo com estatinas – apesar dos níveis de colesterol LDL – é uma prática padronizada em todo o mundo. O acréscimo de um potente redutor de LDL como o inibidor PCSK9 demonstrou benefícios clínicos em pacientes com antecedentes de síndrome coronariana agua ou doença aterosclerótica, já que persistiram altos níveis de colesterol LDL apesar do tratamento com estatinas.
O objetivo deste estudo randomizado duplo cego foi determinar o efeito do uso de uma estratégia precoce com o acréscimo de um inibidor PCSK9 ao tratamento de alta intensidade com estatinas em pacientes com IAMCEST. O desfecho primário (DP) foi a redução dos valores de LDL em 6 meses.
Incluíram-se 68 pacientes que foram randomizados a tratamento com alirocumab 150 mg subcutâneo vs. o grupo controle (unicamente altas doses de estatinas). O DP observou uma redução do colesterol LDL de 72% no grupo alirocumab vs. uma redução de 48% no grupo controle. Dentro das primeiras 24 horas os valores de LDL diminuíram mais rapidamente no grupo alirocumab vs. o grupo controle.
Conclusão
A iniciação precoce do inibidor de PCSK9 em pacientes com IAMCEST reduz os valores de colesterol LDL em 22% em comparação com o grupo que recebeu unicamente tratamento intensivo com estatinas. São necessários estudos a longo prazo para avaliar se este tratamento intensifica a melhora observada.
Dr. Andrés Rodríguez.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.
Título Original: Effects of Routine Early Treatment with PCSK-9 inhibitor in Patients Undergoing Primary Percutaneous Coronary Intervention for ST-Segment Elevation Myocardial Infarction: A randomized, double-blind, sham-controlled trial.
Referência: Shamir R. Mehta MD et al Eurointervention 2022.
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos