Título original: Intralesional abciximab and thrombus aspiration in patients with large anterior myocardial infarction: One-year results from the INFUSE-AMI trial. Referência: Stone GW et al. Circ Cardiovasc Interv. 2013;Epub ahead of print.
A infusão intra coronária de Abciximab somado à tromboaspiração pareceria melhorar os resultados ao ano nos pacientes que receberam angioplastia primária por um infarto com supradesnivelamento do segmento ST na cara anterior. De qualquer jeito, esses achados deveriam ser considerados como geradores de hipóteses, até serem confirmados com um estudo com o adequado poder para diferenciar critérios de avaliação clínicos.
O INFUSE-AMI incluiu 452 pacientes cursando um infarto com supradesnivelamento do segmento ST anterior, dentro das 5 horas de iniciados os sintomas. Todos receberam angioplastia primária e anticoagulação com bivalirudina e randomizados 2×2 a bolo de Abciximab intra coronário vs placebo e a tromboaspiração manual vs não aspirar.
Os resultados a 30 dias já foram publicados em JAMA, e mostraram que o Abciximab, mas não a tromboaspiração, reduzia o tamanho do infarto (o critério de avaliação primário).
O presente trabalho mostra os resultados ao ano, onde a tromboaspiração só mostrou benefício em término de novas internações por insuficiência cardíaca (0.9% vs 5.4%; p=0.008) mas sem diferenças no restante dos pontos.
Entre os 30 dias e o ano, o Abciximab foi associado com menor mortalidade (1.4% vs. 4.9%; p= 0.04) e menor taxa de eventos combinados (morte, ré-infarto, stroke ou revascularização justificada pela clínica; 3.3% vs 7.8%; p=0.04) embora ao al considerar todo o ano junto, a diferença em eventos combinados se dilui.
O tamanho médio do infarto a 30 dias resultou de 17% da massa total do ventrículo esquerdo, os pacientes com um infarto abaixo deste corte apresentaram, ao ano, menor mortalidade, menor quantidade de novas internações por insuficiência cardíaca, menor stent trombose e eventos combinados.
Conclusão:
Nos pacientes cursando uma síndrome coronária aguda com supradesnivelamento do segmento ST anterior que recebem angioplastia primária utilizando bivalirudina, a infusão intra coronária de Abciximab e a tromboaspiração poderiam oferecer benefício a longo prazo.
Comentário editorial:
É razoável que exista uma relação entre o tamanho do infarto e futuros eventos, porém dado o pequeno tamanho da amostra, a chance não pode ser excluída. Esta razoável dúvida se apresenta especialmente para a tromboaspiração dado que os últimos trabalhos com muitos mais pacientes que o INFUSE-AMI não lograram mostrar um benefício claro.
SOLACI.ORG