Blush do miocárdio é um preditor de mortalidade após angioplastia primária. Pequenos estudos mostraram um grau de melhoria do blush com thromboaspiration manual. O presente trabalho é um sub-estudo do TOTAL em que o cateter de thromboaspiration Export® (cardiovascular Medtronic, Santa Rosa, CA) foi avaliado e comparado à angioplastia sem thromboaspiration. Um total de 1610 pacientes foram incluídos, (791 para thromboaspiration e 819 angioplastia).
Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos para blush e fluxo TIMI definitiva. Uma quantidade reduzida de embolização distai foi observada no grupo thromboaspiration. Na análise multivariada, o blush definitiva do miocárdio foi associada à mortalidade (HR = 2,23, IC = 0,94-5,3).
Conclusão
O thromboaspiration rotina não conduzir a uma melhoria do blush do miocárdio ou fluxo TIMI final de angioplastia primária, mas diminuiu a embolização distal. Na análise multivariada embolização distal como e blush foram associados com maior mortalidade; o primeiro parâmetro foi menos subjetivo que o blush.
10_cb_overgaard
CB Overgaard
2015-05-20
Título original: Angiographic Sub-study of the TOTAL trial: a randomized trial of manual thrombectomy during PCI for STEMI.