Gentileza do Dr. Carlos Fava.
Os stents eluidores de fármacos (DES) demonstraram ser benéficos a médio prazo nas lesões infrapatelares (BTK) ao reduzirem a taxa de oclusão aguda e reestenose em lesões de tipo A e B. No entanto, não se recuperam as funções de autorregulação do vaso e poderiam gerar inconvenientes em uma futura revascularização. Os stents bioabsorvíveis (BVS) eluidores de droga poderiam ser a solução para este problema.
Este trabalho incluiu 33 pacientes com claudicação intermitente (Rutherford 3-6) que apresentam lesões BTK e receberam a plataforma bioabsorvível Absorb.
Foram tratados 38 membros com 43 lesões, das quais seis se trataram de oclusões totais. Utilizaram-se em total 50 plataformas com um comprimento médio coberto de 19,2 mm.
O seguimento foi de 12 meses e observou-se uma melhora da claudicação em 30 pacientes (79%) e uma taxa de reestenose de 6%. A perviedade primária em um ano foi de 96%. A maioria apresentou cura das lesões tróficas e nenhum requereu amputação.
Conclusão
A plataforma bioabsorvível Absorb mostrou, no seguimento de 12 meses, uma excelente segurança, perviedade e não necessidade de revascularização em lesões infrapatelares.
Comentário editorial
Esta é a primeira publicação que demonstra a efetividade e a factibilidade das plataformas bioabsorvíveis e abre-nos a porta para continuarmos investigando a fim de melhorar os resultados e diminuir a taxa de complicações e amputação relacionados a esta doença.
A isquemia crítica de membros inferiores se associa a uma alta taxa de amputação e a angioplastia periférica sempre é desafiante.
Gentileza do Dr. Carlos Fava. Fundação Favaloro, Buenos Aires, Argentina.
Título original: Experience With the Absorb Everolimus-Eluting Bioresorbable Vascular Scaffold in Arteries below the Knee. 12-Month Clinical and Imaging Outcomes.
Referência: Ramon Vercoe et al. J Am Coll Cardiol Intv 2016;9:1721-8.
Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.