Já chegou a seu fim uma nova edição do EuroPCR e agora é o momento de fazer balanços e repassar as apresentações mais destacadas de um dos Congressos mais importantes da Europa na área do intervencionismo cardiovascular. Por isso, por isso, selecionamos os seis estudos mais relevantes que foram apresentados durante o evento e que, em nossa opinião, não podem deixar de ser consultados.
1) EuroPCR 2018 | FAME 2: o FFR mostra seu benefício em 5 anos em desfechos duros
Após 5 anos de seguimento e, pela primeira vez, a avaliação funcional com FFR mostrou um benefício claro em um desfecho duro: o infarto agudo do miocárdio.
2) EuroPCR 2018 | O FFR reduz a morte e o infarto em comparação com o tratamento médico
Os dados combinados dos maiores trabalhos publicados nos últimos tempos (FAME 2, Compare-Acute e DANAMI3-PRIMULTI) dão como resultado uma diferença significativa a favor do FFR em desfechos duros.
3) EuroPCR 2018 | ORBITA: Ainda não terminamos de entender a relação entre a isquemia e os sintomas
Os testes fisiológicos invasivos utilizados no estudo ORBITA não puderam predizer que pacientes se beneficiariam com angioplastia vs. placebo (procedimento sham) nos termos do desfecho primário do trabalho, que foi a melhora do tempo de exercício. Estes dados foram apresentados no EuroPCR 2018 e simultaneamente publicados no Circulation.
Vários trabalhos estão definindo o papel do implante percutâneo da valva aórtica (TAVI) em pacientes com baixo risco cirúrgico. Uma das principais preocupações nesta população com uma expectativa de vida muito maior é a durabilidade do TAVI em comparação com uma válvula cirúrgica biológica.
5) EuroPCR 2018 | SENTINEL: Preditores anatômicos de AVC durante o TAVI
A taxa de eventos cerebrovasculares no TAVI é de aproximadamente 4% na maioria dos trabalhos contemporâneos e esta incidência é independente do centro, do operador e do dispositivo utilizado. Atualmente, não existem escores que possam predizer adequadamente quais os pacientes que têm maior risco de AVC durante o procedimento e o uso rotineiro de dispositivos de proteção cerebral é controverso.
6) EuroPCR 2018 | SPYRAL HTN-ON MED: O ressurgimento da denervação renal
Depois de vários trabalhos com resultados neutros, a denervação renal ficou esquecida por um longo tempo. No entanto, este novo trabalho apresentado no EuroPCR 2018 e publicado simultaneamente no LANCET revive a técnica com melhoras nos dispositivos que parecem se refletir também nos resultados.