EuroPCR 2019 | TRILUMINATE: Reparação tricúspide com clipe melhora a insuficiência e a qualidade de vida

A terapia transcateter se afiança como uma promessa para uma valva longamente esquecida pelos intervencionistas devido à falta de opções terapêuticas.

De acordo com o estudo TRILUMINATE, a reparação percutânea borda a borda mediante um clipe parece oferecer alguma esperança aos pacientes com insuficiência tricúspide.

Após 30 dias, a reparação transcateter com clipe reduziu significativamente a insuficiência tricúspide em pelo menos um grau na maioria dos pacientes, o que levou a uma melhora na qualidade de vida e na classe funcional.

O pesquisador principal do estudo (Dr. G. Nickenig), que apresentou os resultados em Paris, manifestou que os resultados de factibilidade deste recente estudo (especificamente melhorando os sintomas de insuficiência cardíaca e qualidade de vida) são clinicamente efetivos.


Leia também: EuroPCR 2019 | COAPT: a redução da insuficiência mitral está associada a menos hospitalizações e menos morte.


A reparação borda a borda pode ser uma opção promissora que obviamente tem que ser testada em estudos randomizados e com desfechos mais duros em pacientes com insuficiência tricúspide severa.

Segundo o autor, a insuficiência tricúspide é tão prevalente quanto a insuficiência mitral e se associa a um mal prognóstico. Além disso, não contamos com muitas opções terapêuticas: temos apenas os diuréticos e uma cirurgia de alto risco.

O TRILUMINATE testou o TriClip, um sistema de reparação percutânea que não é mais que uma modificação do MitraClip NT.

Este trabalho prospectivo foi realizado em 21 centros dos Estados Unidos e Europa, incluindo um total de 85 pacientes com insuficiência tricúspide moderada ou mais que moderada e que, ademais, não tivessem indicação de implante de alguma outra valva.


Leia também: EuroPCR 2019 | BIO-RESORT e registro SCAAR: hastes ultrafinas também em vasos pequenos.


A idade média da população foi de 78 anos, 33% tinha uma intervenção prévia na valva mitral e 75% se encontrava em classe funcional III/IV.

A maioria destes pacientes já tinham antecedentes de cirurgia de revascularização miocárdica ou implante mitral, motivo pelo qual voltar à sala de cirurgia pela tricúspide poderia se associar a uma mortalidade de até 20%.

Todos os dispositivos foram implantados com sucesso em um tempo médio de 75 minutos. A maioria dos clipes foram na comissura ântero-septal. Quase a metade dos pacientes recebeu 2 clipes e alguns até quatro.

Após 30 dias, 86,6% dos pacientes melhorou pelo menos um grau a insuficiência tricúspide, o que significa que o estudo alcançou o desfecho primário de eficácia.

Triluminate-presentacion-europcr

Título original: Percutaneous edge-to-edge repair for tricuspid regurgitation: primary outcomes from the TRILUMINATE clinical trial.

Apresentandor: Nickenig G.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

Mais artigos deste autor

Remodelamento cardíaco após a oclusão percutânea da CIA: imediato ou progressivo?

A comunicação interatrial (CIA) é uma cardiopatia congênita frequente que gera um shunt esquerda-direita, com sobrecarga de cavidades direitas e risco de hipertensão pulmonar...

É realmente necessário monitorar todos os pacientes após o TAVI?

Os distúrbios de condução (DC) posteriores ao implante percutâneo da valva aórtica (TAVI) constituem uma complicação frequente e podem incidir na necessidade de um...

Valvoplastia aórtica radial: vale a pena ser minimalista?

A valvoplastia aórtica com balão (BAV) foi historicamente empregada como estratégia de “ponte”, ferramenta de avaliação ou inclusive tratamento paliativo em pacientes com estenose...

Fibrilação atrial após oclusão percutânea do forame oval patente: estudo de coorte com monitoramento cardíaco implantável contínuo

A fibrilação atrial (FA) é uma complicação bem conhecida após a oclusão do forame oval patente (FOP), com incidência relatada de até 30% durante...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Relacionados

Congressos SOLACIspot_img

Artigos Recentes

Assista novamente: Embolia Pulmonar em 2025 — Estratificação de Risco e Novas Abordagens Terapêuticas

Já está disponível para assistir o nosso webinar “Embolia Pulmonar em 2025: Estratificação de Risco e Novas Abordagens Terapêuticas”, realizado no dia 25 de...

Um novo paradigma na estenose carotídea assintomática? Resultados unificados do ensaio CREST-2

A estenose carotídea severa assintomática continua sendo um tema de debate diante da otimização do tratamento médico intensivo (TMO) e a disponibilidade de técnicas...

Remodelamento cardíaco após a oclusão percutânea da CIA: imediato ou progressivo?

A comunicação interatrial (CIA) é uma cardiopatia congênita frequente que gera um shunt esquerda-direita, com sobrecarga de cavidades direitas e risco de hipertensão pulmonar...