Gentileza da SBHCI.
Este trabalho demonstrou que a estratégia de utilizar um stent eluidor de everolimus com polímero degradável (Synergy) com posterior esquema de dupla antiagregação plaquetária de 4 meses foi segura e efetiva em comparação com a utilização de um stent eluidor de everolimus com polímero permanente (Xience) com os convencionais 12 meses posteriores de dupla antiagregação plaquetária para tratar lesões do tronco da coronária esquerda.
Este trabalho apresentado nas sessões científicas do TCT 2019 foi realizado em 29 centros de 5 países em pacientes com lesão do tronco da coronária esquerda que receberam angioplastia randomizados 1:1 a Synergy vs. Xience. Mais de um terço dos pacientes foi submetido ao procedimento no contexto de uma síndrome aguda e quase 80% recebeu somente um stent.
O estudo teve um desenho de não inferioridade com relação a morte, infarto ou revascularização justificada por isquemia em 2 anos. Os desfechos secundários incluíram eventos isquêmicos e sangramento.
Foram incluídos 818 pacientes, que tiveram seguimento de 2 anos, observando-se uma taxa do desfecho primário de 14,6% para o Synergy e de 11,4% para o Xience (p = 0,17). Não houve diferenças em termos de eventos isquêmicos e tampouco em termos de trombose. Esta última observação é importante já que o ramo Synergy não recebeu dupla antiagregação entre o quarto e o décimo segundo mês.
Conclusão.
O estudo IDEAL-LM confirma os bons resultados de ambas as estratégias de angioplastia no contexto de lesões de tronco da coronária esquerda.
Gentileza da SBHCI.
Link a publicação da SBHCI AQUI
ideal-lm-tct2019Título do artigo original: IDEAL-LM: A Randomized Trial of a Bioabsorbable Polymer DES With 4-Month DAPT vs. a Durable Polymer DES With 12-Month DAPT in Patients With Left Main Coronary Artery Disease.
Autor do artigo original: Robert-Jan Van Geuns.
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos
Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.