A injúria renal aguda é uma complicação comum após o implante percutâneo da valva aórtica (TAVI) e se associa a um aumento da mortalidade tanto de forma aguda quanto a longo prazo.
Em pacientes que recebem angioplastia coronariana, forçar a diurese com uma hidratação controlada demonstrou reduzir a incidência de injúria renal aguda em quase 50%. No entanto, dita estratégia não foi testada em pacientes que recebem TAVI.
Este trabalho unicêntrico será proximamente publicado no European Heart Journal e de forma prospectiva randomizou pacientes (duplo cego) para comprovar o efeito de uma infusão controlada de solução salina normal com o intuito de forçar a diurese e prevenir a injúria renal em pacientes em plano de TAVI.
Em total, 136 pacientes foram randomizados (68 em cada grupo). A idade média dos mesmos era de 83,9 ± 5 anos e não havia diferenças significativas nas características basais de cada grupo.
Leia também: Segurança dos balões com paclitaxel em doença vascular periférica.
A taxa de injúria renal não foi diferente entre os dois grupos (25% grupo ativo vs. 19,1% grupo controle; p = 0,408). Foi observado um aumento significativo da mortalidade a longo prazo no grupo ativo (27,9% vs. 13,2%, HR 3,7 IC 95% 1,51 a 9,28; p = 0,004), o que fez com que o trabalho fosse encerrado prematuramente por futilidade ou inclusive por risco de dano.
Conclusão
Diferentemente do que ocorre com a angioplastia coronariana, no TAVI a hidratação controlada não previne a ocorrência de injúria renal aguda e inclusive poderia se associar a maior mortalidade. Estudos futuros devem fazer foco nas constatações deste estudo para compreender a fisiopatologia dos atuais achados.
Título original: Forced diuresis with matched hydration during transcatheter aortic valve implantation for Reducing Acute Kidney Injury: a randomized, sham-controlled study (REDUCE-AKI).
Referência: Yaron Arbel et al. European Heart Journal (2019), online before print.
Receba resumos com os últimos artigos científicosSubscreva-se a nossa newsletter semanal
Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.