É necessário comparar as distintas válvulas transcateteres (THV) para obter informação relevante que permita selecionar o dispositivo adequado para cada paciente. Um estudo prévio comparou os resultados precoces entre a válvula autoexpansível ACURATE Neo 2 e a válvula balão-expansível Sapien 3 Ultra. Não se dispõe, no entanto, de dados comparativos de estudos de médio prazo sobre essas duas válvulas. Este é um estudo retrospectivo e multicêntrico.
O desfecho primário (DP) foi uma combinação de morte por todas as causas, acidente vascular cerebral (AVC) e re-hospitalização depois de um ano.
Foram incluídos 1166 pacientes no grupo ACURATE Neo 2 e 940 no grupo Sapien 3 Ultra. A idade média da população foi de 82 anos e o EuroSCORE médio foi de 3,2. Depois de efetuar um escore de propensão para homogeneizar as amostras, analisaram-se 743 pacientes dos dois grupos. Os resultados não mostraram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos (p = 0,714).
Conclusão
O uso das válvulas ACURATE Neo 2 e Sapien 3 Ultra mostrou resultados similares em seguimento de um ano no que se refere ao desfecho combinado de morte por todas as causas, AVC e re-hospitalização. Estes resultados de médio prazo sugerem que ambas as plataformas são alternativas equivalentes. São necessários, entretanto, estudos randomizados e de longo prazo para confirmar os resultados aqui expressos.
Dr. Andrés Rodríguez.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.
Título Original: One- year outcomes of transcatheter aortic valve replacement using a self expanding versus balloon expandable transcatheter aortic valve.
Referência: Won-Keun Kim et al.
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos