Em certas ocasiões o tratamento das bifurcações coronarianas mediante a técnica de stent provisional requer a colocação de um stent no ramo lateral, o que pode levar a resultados subótimos. Os balões recobertos de fármacos (DCB) surgiram como uma alternativa promissora para o tratamento do ramo lateral comprometido. No entanto, o benefício dos DCB nas bifurcações coronarianas ainda não está completamente esclarecido.
O objetivo deste estudo foi definir se o uso do DCB em comparação com balões não complacentes (NCB) melhora os resultados clínicos no tratamento do ramo lateral utilizando a técnica de stent provisional.
O desfecho primário (DP) foi uma combinação de falha da lesão tratada (TLF), que incluiu morte cardíaca, infarto do vaso tratado e revascularização do vaso tratado guiada por isquemia. O desfecho secundário (DS) avaliou os componentes individuais do DP e a trombose do stent.
Foram randomizados 784 pacientes, dentre os quais 391 foram designados ao grupo DCB e 393 ao grupo NCB. A idade média da população foi de 68 anos, estando a mesma majoritariamente composta por homens. A apresentação clínica mais frequente foi a angina instável, seguida de infarto agudo do miocárdio sem elevação do segmento ST (IAMSEST). No tocante aos resultados, o DP ocorreu em 7,2% do grupo DCB e em 12,5% do grupo NCB (HR 0,56, IC 95% [0,65-0,88]; p = 0,013).
Não foram observadas interações significativas na análise de subgrupos, embora tenham sido evidenciados benefícios em pacientes com mais de 65 anos e em bifurcações que não incluíam o tronco da coronária esquerda.
Conclusiones
Este estudo demonstrou que a utilização de balões recobertos de fármacos (DCB) no ramo lateral no contexto da técnica de stent provisional resultou em um menor risco de falha da lesão tratada (TLF) em 1 ano em comparação com o uso de balões não complacentes (NCB).
Título Original: Drug-coated balloon angioplasty for side branch during provisional stenting: the prospective, multicenter, randomized DCB-BIF Trial.
Referência: Shao-Liang Chen, MD et al TCT 2024.
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos