Seguir uma dieta mediterrânea enriquecida com 30 gramas de frutos secos, a metade deles nozes, reduz um 30 % o risco de padecer doenças cardiovasculares e diminui um 49 % a possibilidade de sofrer um acidente vascular cerebral. O ensaio, denominado “Predimed“, é um dos maiores estudos clínicos de nutrição já realizados no mundo e seus resultados vão permitir mudar a política nutricional global.
No ensaio participaram 7.447 voluntários, homens e mulheres dos 55 aos 80 anos que tinham um alto risco de padecer doença cardiovascular mas que ainda não a tinham desenvolvido. Os participantes foram distribuídos em três grupos em função da alimentação: dieta mediterrânea com azeite de oliva virgem, dieta mediterrânea com frutos secos (30 gramas ao dia) e dieta baixa em todo tipo de gorduras, e os que recebiam listas de compras por estação, menus e receitas. O estudo logrou mudar os hábitos alimentícios e aos cinco anos já observou-se uma redução de 30 % do risco de sofrer falhas cardiovasculares.
Além do mais, comprovou-se que os participantes perdiam peso e reduziam o perímetro da cintura a pesar da incorporação do azeite de oliva virgem e frutos secos na sua dieta.
SOLACI.ORG