Título original: iFR/FFR and IVUS-guided percutaneous coronary revascularization with new-generation DES in patients with de novo three-vessel disease: 30-day outcomes of the SYNTAX II trial.
Dissertante: P. W. Serruys.
Os guias da Sociedade Europeia de Cardiologia recomendam a angioplastia para os pacientes com múltiplos vasos e um score de Syntax. Realizou-se um estudo prospectivo, multicêntrico e de braço único com a inclusão de pacientes com lesão de três vasos por angiografia sem compromisso do tronco da coronária esquerda.
Os pacientes incluídos foram aqueles os quais o SYNTAX score II recomendasse angioplastia ou, pelo menos, equivalência entre angioplastia e cirurgia com base na mortalidade prevista de 4 anos. O grupo controle surgiu do grupo angioplastia do estudo SYNTAX original, mas aplicando nesses pacientes o SYNTAX score II. O desfecho primário foi uma combinação de eventos adversos cardiovasculares e cerebrovasculares (MACCE) em um ano.
A análise funcional das lesões com FFR/iFR revelou que 23% de ditas lesões que tivessem sido revascularizadas com base nos dados anatômicos requeriam somente tratamento médico. 2% das lesões não puderam ser revascularizadas por falha técnica e os 75% restantes receberam angioplastia.
A análise do MACCE no seguimento de 30 dias mostrou menor incidência de trombose do stent (2,5% vs. 0,4%, p = 0,019) e menor incidência de infarto (4,1% vs. 0,2%, p < 0,001) com a angioplastia contemporânea comparando-se com os resultados do estudo SYNTAX original.
Conclusão
A angioplastia com o stent SYNERGY guiada por IVUS e FFR/iFR em pacientes com múltiplos vasos demonstrou uma menor incidência de infarto e trombose do stent em relação ao grupo controle do estudo SYNTAX original.