Os pacientes com infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST incluídos no estudo CHAMPION PHOENIX admitidos à noite, nos fins de semana ou em feriados tiveram o mesmo prognóstico e resultados clínicos tão bons quanto aqueles que deram entrado no hospital em dias e horários de trabalho.
Estudos prévios haviam indicado que a apresentação em horário não comerciais ou dias não úteis resultava em pior prognóstico, mas esta análise particular rompe este paradigma.
Estes achados apresentados por Deepak L. Bhatt no ESC foram publicados simultaneamente no Journal of the American College of Cardiology.
No estudo CHAMPION PHOENIX já se havia apresentado evidência de que o desfecho primário de eficácia (morte por qualquer causa, infarto, revascularização justificada pela isquemia e trombose do stent) e o desfecho secundário (trombose do stent dentro das 48 horas) eram mais baixos com cangrelor que com clopidogrel.
Considerou-se “off hours” os dias de semana entre as sete da tarde e as sete da manhã, os fins de semana e os feriados.
Após um ajuste multivariado com propensity-score, não foram observadas diferenças na taxa de morte por qualquer causa, infarto, revascularização justificada pela isquemia ou trombose do stent entre as “off-hours” e as “on-hours”.
Estes dados poderiam estar relacionados com uma melhoria global na qualidade do atendimento aos pacientes que são admitidos cursando um infarto com supradesnivelamento do segmento ST.
Título original: “Off-hours” versus “on-hours” presentation in ST-segment elevation myocardial infarction: findings from CHAMPION PHOENIX.
Apresentador: Deepak L. Bhatt.
dia_noche
Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.