Tanto a cirurgia quanto o tratamento médico são opções limitadas para tratar a insuficiência mitral funcional. O sistema Cardioband (Valtech Cardio, OrYehuda, Israel) é um novo dispositivo de anuloplastia mitral direta transvenoso e transeptal. Este trabalho investigou a segurança e eficácia do novo dispositivo 6 meses após o mesmo ter sido implantado.
Trinta e um pacientes com insuficiência mitral moderada a severa associada a um deterioro da função sistólica do ventrículo esquerdo (fração de ejeção de 34 ± 11%) foram incluídos prospectivamente. Todos se encontravam sintomáticos por insuficiência cardíaca.
Foi possível implantar o dispositivo com sucesso em todos os pacientes, sem que ocorresse nenhuma morte periprocedimento. A mortalidade em um mês e em 7 meses foi de 5% e de 9,7% respectivamente.
Ao realizar a cerclagem do dispositivo Cardioband, foi possível reduzir o tamanho septo-lateral do anel em 30%, de 3,7 ± 0,5 cm basais a 2,5 ± 0,4 cm em um mês e 2,4 ± 0,4 cm em 6 meses (p < 0,001).
[plain]
A taxa de pacientes com insuficiência mitral severa funcional se reduziu de 77,4% a 10,7% um mês após o procedimento (p < 0,001) e a 13,6% (p < 0,001) em 7 meses.
[/plain]
A taxa de pacientes em classe funcional III/IV caiu de 95,5% a 18,2% em 7 meses e produziu-se um aumento da capacidade de exercício medida com o teste da caminhada dos 6 minutos e uma melhoria da qualidade de vida (Minnesota Living With Heart Failure Questionnaire).
Conclusão
Neste trabalho de factibilidade em pacientes com insuficiência mitral funcional, o dispositivo transcateter de anuloplastia Cardioband foi efetivo no que se refere à redução da insuficiência da valva, o que se associou com uma melhoria dos sintomas e da qualidade de vida.
Título original: Transcatheter Mitral Annuloplasty in Chronic Functional Mitral Regurgitation 6-Month Results With the Cardioband Percutaneous Mitral Repair System.
Referência: Georg Nickenig et al. J Am Coll Cardiol Intv. 2016;9(19):2039-2047.
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos
Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.