Há evidência (ainda relativamente escassa) de que parece seguro dar alta no dia seguinte aos pacientes que recebem a válvula balão expansível e que cumpram com certas condições. O mesmo ainda não estava escrito para uma válvula autoexpansível. Este trabalho agrega algo de informação para este último tipo de válvula quando a estratégia foi minimalista por acesso femoral.
Os autores compararam retrospectivamente todos os pacientes consecutivos que receberam TAVI minimalista entre janeiro de 2017 e julho de 2018. Pesquisou-se a taxa de sucesso em dar a alta no dia seguinte e os fatores que impediram que isso ocorresse assim.
Além disso, foram comparados os resultados após 90 dias e após um ano dos pacientes que receberam alta no dia seguinte com a válvula autoexpansível ACURATE neo e a válvula balão expansível SAPIEN 3.
Leia também: Os Artigos Mais Lidos em Cardiología Intervencionista.
Durante esse período foram implantadas 315 válvulas, sendo que 146 pacientes receberam uma ACURATE neo e 103 receberam uma SAPIEN 3.
No grupo ACURATE neo foi possível dar alta no dia seguinte a 60% dos pacientes (n = 87) e no grupo SAPIEN 3 a alta no dia seguinte foi possível em 55% dos pacientes (N = 57), o que não é uma diferença significativa.
Os preditores da impossibilidade de dar a alta no dia seguinte foram a doença pulmonar obstrutiva crônica (OR: 0,49) e a anemia basal (OR: 0,98), mas não o tipo de válvula.
Leia também: A avaliação funcional das lesões avança também com ressonância magnética.
Após excluir os casos que permaneceram mais dias internados, não se observaram diferenças após 90 dias em termos de mortalidade (0% vs. 0%) ou novo implante de marca-passo (1% vs. 0%; p = 0,40) entre os dois dispositivos. Algo similar se observou em termos de mortalidade após um ano (8% vs. 10%; p > 0,8).
Conclusão
A segurança de dar alta no dia seguinte utilizando a válvula autoexpansível ACURATE neo foi similar à SAPIEN 3, com resultados comparáveis após 90 dias e 1 ano.
Título original: Safety of Next-Day Discharge After Transfemoral Transcatheter Aortic Valve Replacement With a Self-Expandable Versus Balloon-Expandable Valve Prosthesis.
Referência: Moriyama N et al. Circ Cardiovasc Interv. 2019 Jun;12(6):e007756.
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos
Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.