Manter uma monoterapia de clopidogrel após um período de dupla antiagregação plaquetária (DAPT) se associou a uma redução da mortalidade, dos infartos, AVCs e de outros eventos em pacientes que são submetidos a angioplastia coronariana em comparação com continuar com monoterapia de aspirina (AAS).
Esta informação surge do estudo coreano HOST-EXAM que foi apresentado durante as sessões científicas do congresso do ACC 2021 e simultaneamente publicado no Lancet.
Os pesquisadores fizeram um seguimento de dois anos dos pacientes e observaram resultados consistentes em todos os subgrupos que foram além das características clínicas basais e angiográficas.
O desfecho primário combinado de morte por qualquer causa, infarto, AVC, sangramento BARC 3 ou maior em 24 meses ocorreu em 5,7% daqueles pacientes randomizados a clopidogrel vs. 7,7 dos que receberam AAS (HR 0.73; IC 95% 0.59 a 0.90).
Segundo os autores, os benefícios do clopidogrel são observáveis tanto em termos trombóticos quanto de sangramento. No entanto, é necessário um seguimento mais prolongado em outras populações (toda a coorte foi da Coreia) para chegar a conclusões definitivas.
As diretrizes de ambos os lados do Atlântico recomendam a ASS a longo prazo após uma angioplastia coronariana, mas os resultados deste trabalho vão no sentido oposto.
Leia também: ACC 2021 | RAPID-TnT: Utilidade da troponina T ultrassensível e ultrarrápida.
O HOST-EXAM randomizou 5530 pacientes de 37 centros de Coreia. Todos se encontravam livres de eventos (trombóticos ou hemorrágicos) entre 6 e 18 meses após uma angioplastia coronariana e tinham completado o período de DAPT indicado.
No momento da angiografia mais da metade dos pacientes apresentavam angina estável, 19,4% apresentava infarto sem ST e 17,2% cursava infarto com elevação do ST.
Estes novos e provocadores dados nos deixam à espera de um maior seguimento e da reprodução dos resultados em populações diferentes.
HOST-EXAMTítulo original: Aspirin versus clopidogrel for chronic maintenance monotherapy after percutaneous coronary intervention (HOST-EXAM): an investigator-initiated, prospective, randomised, open-label, multicentre trial.
Referência: Bon-Kwon Koo et al. Presentado en el congreso de la ACC 2021 y publicado simultáneamente en Lancet. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(21)01063-1.
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos