O estudo COMPLETE demostrou que a revascularização completa no SCACEST reduziu a mortalidade cardiovascular ou novo IAM, o que gerou uma mudança nas diretrizes 2021 do ACC e da AHA para revascularização. No entanto, seu efeito na qualidade de vida não foi pesquisado.
O objetivo desta análise pré-especificada do COMPLETE é determinar se a revascularização completa melhora a qualidade de vida livre de angina em comparação com a revascularização do vaso culpado.
No momento da randomização foi utilizado o questionário de angina de Seattle (SAQ). O mesmo se repetiu no sexto mês a na vista final (3 anos em média). Os desfechos avaliados foram SAQ relacionado a angina e proporção de pacientes livres de eventos anginosos.
Em pacientes com SCACEST e doença multivaso, tanto aqueles com revascularização completa quanto nos do grupo estratégia de lesão culpada, observou-se uma melhora da qualidade de vida relacionada à angina. No seguimento de três anos, observou-se uma maior proporção de pacientes livres de angina no grupo revascularização completa, tendo sido necessário um NNT de 31 pacientes.
Na análise de subgrupos, o impacto foi maior, e de maneira significativa observou-se quase que exclusivamente naqueles pacientes em que os vasos não culpados apresentavam estenoses de mais de 80%.
Conclusões
A revascularização completa no SCACEST melhora a qualidade de vida livre de angina em comparação com a revascularização do vaso culpado, benefício que se soma ao efeito previamente demonstrado de reduzir eventos cardiovasculares maiores.
Dr. Omar Tupayachi.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org
Título Original: Complete trail Qol: Complete trail Quality of life
Referência: Presentado por Dr. Shamir R. Mehta en las sesiones cientificas anuales del American College of Cardiology (ACC 2022), Washington, Abril 2, 2022.
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos